Análise de Falhas
Você pode fazer uma análise considerando o que deu errado e a partir daí utilizar ferramentas de gestão para minimizar o problema. Uma das técnicas mais utilizadas é o FMEA (Failure Mode and Effects Analysis, ou Análise de Modos de Falhas e Efeitos ), que estabelece critérios para realizar essa análise e busca impedir ou reduzir a recorrência de situações indesejadas.
OU você pode também utilizar ferramentas de análise metalúrgica da falhas permite determinar o(s) mecanismo(s) de perda de performance relacionando assim a falha a problemas de material, de processos de fabricação, de especificação do projeto, ou mesmo da sua utilização
Na primeira análise, utilizando o FMEA, é possível identificar uma falha e descrevê-la em detalhes. Verifica-se então o que falhou, onde e quando isso ocorreu e qual foi a criticidade do problema. Na segunda etapa, são elaboradas as hipóteses para a causa do problema. Já na terceira, é hora de testá-las para que seja apontada a mais provável entre as levantadas. Na quarta fase averigua-se se há mecanismos para impedir a ocorrência da falha e na quinta etapa, são avaliados:
Índices de recorrência;
Severidade;
Detecção;
Risco.
Utilizar técnicas estatísticas
Compreender bancos de dados e técnicas de análise de dados
Determinar as causas principais das falhas
Decidir quando uma investigação de falha deve ser realizada
Compreender e usar técnicas de solução de problemas
Planejar todas as etapas de uma investigação de falha
Continuem acompanhado o blog. Em breve mais detalhes sobre como conduzir uma análise metalúrgica de falhas.
____________________________________________________________________________________